·
Rotinas diárias
consistentes, regras claras e definidas;
·
Propiciar um
ambiente com menos medo e stress;
·
Organizar os
fatores ambientais (temperatura, iluminação, móveis, estímulos visuais etc.);
·
As regras, os
limites e os procedimentos a serem seguidos devem ser muito claros;
·
Ter claro quais
são as limitações do TDAH, a fim de fazer as adaptações necessárias nas tarefas
e avaliações, valorizar as potencialidades e aprendizagens adquiridas;
·
Oportunizar
métodos variados, atividades estimulantes, oportunizando novas
experiências;
·
Garantir tempo
suficiente para a realização da tarefa;
·
Sala de aula bem
estruturada, poucos alunos, bem organizada;
·
Estratégias de
ensino ativas que contemplem atividades físicas;
·
Tarefas curtas,
com enunciado claro e objetivo;
· Possibilitar
atendimento individualizado;
· Propiciar
a participação ativa, valorizando e motivando o interesse;
· Propiciar
atividades relaxantes com o uso da música;
· Ignorar
transgressões leves que não forem intencionais; elogiar e reforçar
comportamentos positivos;
· Circular
pela sala frequentemente, mostrando-se efetivamente presente;
· Manter
distante de atividades ou situações que desencadeiem irritação, confusão e
atividades de fúria;
· Nunca
esquecer que o adulto da situação é o professor, mantendo equilíbrio emocional;
· A
avaliação aplicada deve ter mais constância, ser clara e objetiva;
· Manter
vigilância e supervisão constante;
· Propiciar
e ensinar estratégias de autocontrole;
· Trabalhar
com a criança e com a turma as dificuldades acadêmicas, sociais e
comportamentais apresentadas na escola;
· Propor
uma forma de controle do comportamento, oral e visual, verbal e escrita,
mantendo a criança, também, responsável pelo seu aprendizado;
· Manter
uma postura positiva, elogiando e recompensando quando necessário e cabível;
· Demonstrar
afeto, elogiar e encorajar com frequência;
· Colocar
sentado (a) perto de colegas mais tranquilos e que sejam mais solícitos e menos
provocadores;
· Preparar
a turma para não considerar provocações e atitudes inadequadas, reforçar
atitudes positivas e de companheirismo;
· Manter
distância de quaisquer objetos atrativos que distraiam e tirem atenção;
· Manter
vigilância e supervisão constante;
· Propiciar
e ensinar estratégias de autocontrole;
· Trabalhar
com a criança e com a turma as dificuldades acadêmicas, sociais e
comportamentais apresentadas na escola;
· Propor
uma forma de controle do comportamento, oral e visual, verbal e escrita,
mantendo a criança, também, responsável pelo seu aprendizado;
· Manter
uma postura positiva, elogiando e recompensando quando necessário e cabível;
· Demonstrar
afeto, elogiar e encorajar com frequência;
· Colocar
sentado (a) perto de colegas mais tranquilos e que sejam mais solícitos e menos
provocadores;
· Preparar
a turma para não considerar provocações e atitudes inadequadas, reforçar
atitudes positivas e de companheirismo;
· Manter
distância de quaisquer objetos atrativos que distraiam e tirem atenção;
· Oportunizar
situações de comprimento das responsabilidades, podendo se considerar útil e
responsável;
· Começar
com atividades mais simples e curtas e avançar gradualmente para atividades
mais complexas e pouco mais longas;
· Possibilitar
a participação em atividades de pequenos grupos, favorecendo a socialização;
· Manter
o (a) aluno (a) sentado perto do (a) professor (a), longe da janela e de coisas
que o distraiam, de preferência na 1ª fileira;
· Despertar
o interesse a partir do oferecimento de diferentes atividades;
· Proporcionar
mais escolhas e opções a fim de provocar interesse e motivação.
JACQUELINE MARQUES
PSICOPEDAGOGA
CLÍNICA E
INSTITUCIONAL