Tema:
Meu corpinho e
suas muitas sensações.
Através de estudos já realizados
sabemos que quando falamos de crianças
de 0 aos 3 anos, podemos dizer que sua forma de contato com o mundo se dá
através do corpo e seus sentidos. Bem como através da ação e interação com este
mundo.
Justificativa: Este projeto ajudará a criança
na exploração e conhecimento das partes e dos sentidos do seu próprio corpo.
Pensando nas características
desta faixa etária propomos um projeto para se vivenciar experiências práticas
de exploração do corpo e seus muitos sentidos e sensações.
Tivemos o cuidado de propor
atividades que contemplem o desenvolvimento motor e sensorial das crianças
desta faixa etária.
Este projeto é destinado às crianças
de 0 a 3anos, Tendo como fio condutor a problematização de situações observadas
ou vivenciadas pela educadora.
Situações
estas que tenham relação direta com o corpo e seus sentidos.
Este projeto não partiu de uma
realidade e sim de suposições a cerca de situações peculiares nesta faixa
etária.
A realização das atividades proposta
exige da criança processos mentais e
físicos, respeitando o conhecimento trazido pela criança e possibilitando-a
avançar na construção de novos conhecimentos..
Objetivos:
- Identificar
as partes do corpo bem como seus sentidos.
- Estimular
diferentes situações que
possibilitem a criança
explorar o corpo.
- Participar
de diferentes atividades tais como: rolar, agarrar, engatinhar, ficar de
pé, andar por obstáculos.
- Estimular
a criança a vestir-se, se desvestir e a criar outras independências
relativas ao corpo e seus sentidos.
Recursos:
- Espelho,
- Giz
de cera,
- Tinta
tempera,
- Cds
diversos,
- Livros
de histórias,
- Diferentes tipos de papéis,
- Revistas diversas,
- Diferentes
texturas,
- Fantoches,
entre outros que podem ser necessários ao longo do desenvolvimento do
projeto.
Tempo previsto para o projeto:
Por este projeto
não ter sido aplicado e nem ter surgido de observações reais, pensa-se num
tempo aproximado de 15 dias, podendo se
estender ou terminar fora do tempo. Tudo dependerá do interesse das
crianças e de como as atividades serão problematizadas e conduzidas.
Índice:
Através de uma história
relacionada com o tema escolhido a educadora fará explorações e partindo de suas observações pontuara
questões possíveis de serem problematizadas.
§
Qual
a parte do corpo que mais gosta? O que ela faz? Para que serve?
§
Quantas
orelhinhas temos? O que fazem?
§
O
que podemos fazer com as mãozinhas? E se as fecharmos? Ou se a abrirmos?
Que tipos de barulho produzem?
Alto ou baixo? O que usamos para escutarmos estes barulhos?
§
E
nossos pés fazem o quê? Por onde andam? Produzem barulho?
§
Estimular
o relato das crianças sobre suas curiosidades relacionadas ao corpo e seus
sentidos.
Atividades
propostas para o desenvolvimento do tema:
§
Utilizar
o espelho para explorar as diferentes partes do corpo e seus sentidos. Para
isso colocar a criança em frente ao espelho, solicitar que ela aponte em seu
corpo, no próprio professor ou em um
boneco, diferentes partes do corpo e o que estas podem fazer. A
professora mediará a atividade fazendo
intervenções orais.
§
Diferentes
exercícios corporais, em pequenos ou em grande grupo e individualmente.
Exercícios orientados e explorados pela educadora para a criança ter
conhecimento sobre as diferentes partes do corpo bem como o sentido produzido
por cada uma delas, através do correr, gatinhar, rolar etc.
§
Brincadeiras
cantadas de roda. Utilizando
músicas relacionadas com a proposta do
tema.
§
Atividades
de imitação. Atividade que pode ser explorada em frente ao espelho e também em
roda no grande grupo. Havendo possibilidade de exploração oral de cada parte do
corpo.
§
Atividades
com materiais diversos: quebra-cabeça (menino-menina),caixa de habilidades,
jogos de igualdade. Materiais que sejam explorados para a identificação das
partes do corpo, seus movimentos e sentidos. Entre os recursos materiais temos
as revistas que servem para a identificação do que está sento trabalhão, e
exploração dos sentidos através do manuseio, recorte, amassar etc. Podem-se
utilizar diferentes tipos de texturas que contribuem na exploração dos
sentidos.
§
Atividades envolvendo histórias, músicas,
fantoches, bonecos articulados e outros materiais relacionados com o tema.
§
Propor
atividades plásticas em que as crianças possam reconhecer e identificar as
parte do corpo bem como seu sentido. Atividades que podem ser feitas com tinta,
giz de cera, diferentes papéis e outros materiais adequados a faixa etária.
Propor que a criança deite-se e outra criança com auxilio da educadora possa
fazer o contorno do corpo do colega para ser trabalhado em grande grupo através
da problematização da educadora.
Avaliação:
A avaliação deste trabalho será através do registro e da
observação diária de cada criança e do grupo, desenvolvendo-se em si, uma forma
de avaliação que considera o indivíduo e o coletivo.
A avaliação proposta servirá para acompanhar o processo de
aquisição do conhecimento e do desenvolvimento de cada criança, servindo como
um instrumento de pesquisa e investigação que auxilia e complementa a prática
pedagógica.