A Consciência Fonológica é o conhecimento que cada um de nós tem sobre os sons da língua materna, ou seja, é uma competência que permite identificar, manipular e refletir sobre os sons da fala. Por outras palavras, é a capacidade de perceber que a linguagem é formada por palavras, as palavras por sílabas, e as sílabas por fonemas (sons).
A consciência fonológica é uma capacidade metalinguística, que se refere à consciência de que a linguagem falada pode ser dividida em várias unidades, ou seja, a frase pode ser dividida em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas.
Níveis da consciência fonológica:
– Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
– Noção de rima (capacidade de identificar rimas);
– Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
– Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);
– Consciência fonémica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
O desenvolvimento da Consciência Fonológica
O seu desenvolvimento processa-se praticamente desde que a criança nasce e depende de alguns fatores:
• Desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança
• Exposição a experiências linguísticas
• Aprendizagem da leitura e escrita
Avaliação:
A avaliação da consciência fonológica deve passar por vários níveis, sendo eles, a identificação de rimas, a segmentação silábica, identificação de sílabas inicias iguais, identificação de fonemas iniciais iguais, segmentação fonémica, comparação do tamanho das palavras e representação de fonemas com letras.
Sugestão de atividades
O Terapeuta da Fala deve colaborar com os professores de modo a que o treino da consciência fonológica seja trabalhado o mais cedo possível e assim diminuir as dificuldades nesta área.
Os professores e os pais podem trabalhar a consciência da palavra (dizer uma frase à criança e esta tem que bater as palmas consoante o número de palavras que tenha a frase, nomear uma frases e pedir à criança que substitua uma palavra da frase, dando sempre a hipótese de substituição), a discriminação auditiva (nomear duas palavras e pedir à criança que diga se são iguais ou diferentes), as rimas (contos rimados, identificar duas palavras quem rimam e nomear palavras que rimem com uma palavra alvo) e a segmentação silábica (bater as palmas, consoante cada sílaba da palavra).
• Realizar atividades de discriminação auditiva: utilizar instrumentos musicais e, sem ver, nomear o instrumento através do seu som; identificar animais pelo som que produzem e distinguir os sons produzidos por cada animal, por exemplo perceber que a cobra faz /sss/ e a abelha /zzz/ e concluir que são sons diferentes colocando a mão na garganta, o /z/ treme (som vozeado) e /s/ não treme (som surdo).
• Identificação e evocação de rimas: cantar canções infantis e ler contos rimados para nomear as palavras que rimam e identificar o “bocadinho” que rima, procurar que a criança evoque outras rimas que conheça.
• Segmentação silábica: ler uma história e pedir à criança que a reconte, selecionar palavras e pedir que divida “em bocadinhos” batendo palmas, a criança deverá contar o número de sílabas.
Dra. Iris Fernandes
Dra. Sónia Rosado
Terapeutas da Fala na Clínica do Itad em Lisboa
Clínica de psicologia e terapia da fala ITAD
Terapia da Fala no ITAD em Lisboa
Av. Almirante Reis nº59 1ºEsq 1150-011 Lisboa – Portugal
211 371 412 – 961 429 911
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