Tema
Livros e poesias
do poeta Mário Quintana.
Idade
Este projeto foi feito e executado no
Nível 4-Jardim B.
Objetivo
geral
- Conhecer
e familiarizar-se com as obras do poeta Mario Quintana, tendo acesso a
diversos poemas e histórias de sua autoria, desenvolvendo-se integralmente
a partir da exploração das diferentes áreas do conhecimento.
Objetivos
específicos
Linguagem
- 1-
Escutar e conhecer os poemas do autor distinguindo-os de outros gêneros
Literários.
- 2-
Participar da contação do livro O Batalhão das Letras ativamente,
expressando-se oralmente sobre os temas propostos nos versos de cada
letra.
- 3-
Conhecer e identificar algumas rimas encontradas no livro O Batalhão das
Letras e no Livro Pé de Pilão.
- 4-
Utilizar a escrita convencional para registrar as rimas das gravuras.
- 5-
Identificar as letras que compõem o livro O Batalhão das Letras, fazendo a
correspondência destas com as encontradas no início do nome de cada
criança da turma.
- 6-
Registrar graficamente, utilizando-se de desenhos ou letras, para
representar o poema sorteado, do dia.
- 7-
Identificar o que é uma rima e a partir de gravuras reproduzi-las.
- 8-
Participar ativamente da contação da história do livro Pé de Pilão,
expressando-se oralmente sobre a apresentação cronológica de aparecimento
dos fatos e personagens.
- 9-
Criar um versinho utilizando a rima e a
primeira letra do seu nome.
- 10-
Saber falar e ouvir, na rodinha, manifestando sentimentos, aprendizagens,
curiosidades e descobertas. Expressando-se oralmente sobre o que
aprenderam a respeito do poeta Mário Quintana e o que ainda querem saber.
- 11-
Conhecer e identificar diferentes gêneros literários. Diferenciar uma
reportagem sobre a Semana Farroupilha de uma poesia de Mário Quintana.
- 12-
Escutar e conhecer os poemas do autor, recitando–os individualmente e
coletivamente.
- 13-
Participar da Hora do Conto, com o livro Quem é o Negrinho do Pastoreio,
de Ângela Finzetto.
- 14-
Familiarizar-se com a escrita e sua função, listando coletivamente e r
individualmente os personagens ou objetos, correspondentes a cada letra do livro O Batalhão das
Letras.
- 15-
Ampliar a capacidade de memorização recitando o poema sorteado do dia,
todo ou parte deste.
Música
- 1-
Escutar, conhecer e cantar o poema musicado Auto-retrato, do Cd
Quintanares e Cantares.
- 2-
Musicar o verso da letra (X), tirado do livro O Batalhão das Letras,
utilizando instrumentos musicais.
- 3-
Cantar a letra da música Família, dos Titãs acompanhando o CD.
- 4-
Musicar e acompanhar com palmas, dois versos retirados do livro O Batalhão
das letras.
- 5-
Participar da roda cantada, cantando e dançando músicas conhecidas da
turma e outras tais como: Fui na Loja do Mestre André, Xote Carreirinha,
Caranguejo não é Peixe.
Matemática
- 1-Fazer
a correspondência do número com a quantidade até 20, jogando o jogo do
Bingo.
- 2-
Ter contato com situações que contemplem noções espaciais, temporais, de
capacidade e de medida. Confeccionando massinha de modelar caseira.
- 3-
Aprender a comparar quantidades, comparando a quantidade de palavras de um
poema com outro poema, desenvolver a capacidade de argumentação em grupo.
- 4-
Identificar o calendário do mês, reconhecer os dias da semana que estão na
escola e quantificar os dias que estive na turma. Sorteando um poema do
Mário Quintana para cada dia.
- 5-
Quantificar os dias do calendário do mês, a partir da contagem de quantos
poemas foram lidos e ainda quantos
faltavam.
- 6-
Identificar o dia da semana, e o mês, situando-se no todo com o auxílio do
calendário anual.
Artes
·
1- Criar os
personagens para montar o batalhão do
jardim 2, com sucata colagem e desenho.
·
2- Trabalhar com a poesia do autor, memorizando-a
e representando-a, através do desenho e
da escrita.
·
3- Reproduzir com tinta tempera o que viram e
ouviram na história do Negrinho do Pastoreio e ou da lenda do chimarrão.
·
4- Estimular a criatividade e trabalhar em equipe
reproduzindo coletivamente um poema, através do desenho, da colagem ou da
escrita.
·
5- Representar seu autorretrato utilizando material
gráfico; lápis grafite e giz de cera, a partir da foto trazida de casa.
·
6- Representar, utilizando material artístico;
recorte e colagem, o que achavam que era uma família, em duplas ou trios.
·
7- Produzir com sucata um móbile do Livro O Batalão
das Letras, usando rolinho de papel higiênico e plasticor.
·
8- Reproduzir com massinha de modelar caseira os
personagens ou objetos do livro Pé de Pilão.
Sociedade
- 1-
Jogar o jogo do Bingo dos numerais em duplas.
- 2-
Conhecer e identificar a Lenda do Negrinho do Pastoreio, como uma lenda do
nosso Folclore Gaúcho, durante a semana Farroupilha.
- 3-
Conhecer e identificar diferentes gêneros literários tendo acesso a vários
portadores de texto que falam da Semana Farroupilha.
- 4-
Saber falar e ouvir, na rodinha, manifestando-se sobre as reportagens
encontradas sobre o gaúcho, Semana Farroupilha, em diferentes portadores
de texto.
- 5-
Criar regras para o jogo Dominó das metades, registrando-as coletivamente
e individualmente se utilizando da
escrita convencional.
- 6-Jogar
o Dominó das metades seguindo as regras criadas pelo grupo, identificando
a metade correspondente.
- 7-
Escutar e identificar o que a
música, Família, dos Titãs fala sobre como é formada e o que faz uma
família.
- 8-Produzir
em duplas ou trios, combinando o que pensam sobre família, para
representar com material artístico.
Natureza
- 1-
Confeccionar massinha de modelar caseira em grande grupo.
- 2-
Identificar os ingredientes utilizados na massinha caseira, conhecendo a
reação/transformação química causada pela mistura destes.
Movimento
- 1-
Explorar diferentes formas de movimento, utilizando membros superiores e
inferiores, reconhecendo o limite do próprio corpo. Através do recurso
pneu.
- 2-
Fazer movimentos que explorem a lateralidade, utilizando o pneu a partir
de ordens dadas.
Conteúdos
- Identificação
cronológica data/tempo, utilizando o calendário;
- Quantificação
dos numerais até 20, dos dias que estive na turma;
- Oralidade,
na recontação das histórias, nas conversas da rodinha, em expor o tema dos
poemas;
- Expressão
artística através do recorte/ colagem, do uso da tinta e demais materiais;
- Expressão
gráfica, através do desenho e da escrita, representando e criando
hipóteses de como se usa a lecto-escrita
- Identificação
dos gêneros literários, comparando poemas, histórias e reportagens.
- Conhecimento
da Lenda Folclórica, Negrinho do Pastoreio.
- Identificação
da Semana Farroupilha.
- Psicomotricidade
ampla, através da atividade com o corpo e o balão;
- Memorização
dos versos e poemas do autor;
- Identificação
das letras do alfabeto e objetos ou personagens, no livro Batalhão das
Letras;
- Contato
com a lecto-escrita de forma convencional;
- Musicalidade,
cantar músicas conhecidas ou não e sonorizar versos do autor;
- Conhecimento
matemático, do inteiro e da metade a partir do jogo do dominó;
- Lateralidade
a partir de movimentos feitos com o recurso do pneu;
- Desenvolvimento
motor; fino e amplo;
- Expressão
gráfica e artística.
- Trabalhar
em equipe, a partir de combinações.
- Identificação
da rima nos poemas e histórias do autor;
- Criação
de versos com rima;
- Mistura
de ingredientes e transformação química, na confecção da massinha de
modelar;
- Representação
artística, criação dos personagens ou objetos, com massinha de modelar.
Índice
O índice foi construído na rodinha a partir das
ideias levantadas com as crianças sobre
o que elas queriam saber sobre Mário Quintana, sobre suas obras. Como o projeto
já estava em andamento, citaram várias obras do autor que conheciam e queriam
ver de novo, mas deram destaque especial para
o Livro O Batalhão das Letras e o Pé de Pilão. Pediram para ver fotos do
autor. Tudo foi registrado coletivamente na rodinha em papel pardo e colado na parede da sala.
Desenvolvimento
Como o projeto do Mário Quintana já estava
acontecendo procurei levar atividades que desenvolvessem as diferentes áreas do
conhecimento e instigassem novas descobertas sobre o assunto. Dei mais enfoque
ao livro O Batalhão das Letras, pois
ainda não haviam trabalhado com este, também algumas atividades que referiam-se
ao livro Pé de Pilão e alguns poemas de
outras obras do autor.
Levei para sala uma caixinha com dez poemas
enroladinhos, um para cada dia que estive na turma. Sorteávamos um poema em
cada dia e fazíamos exploração oral sobre o calendário semanas, mensal e anual.
A
fantasia e a imaginação foram questões fundamentais, que perpassarão por todos
os momentos, livres e dirigidos.
A
literatura infantil com histórias que envolviam o tema ou não nos propiciaram
momentos prazerosos e o contado com diferentes
formas de leitura e escrita. Dando desta forma suporte e sendo a base
para o desenvolvimento de muitas atividades. Atividades estas que abrangeram as
diferentes áreas do conhecimento e que
reafirmaram ainda mais o desenvolvimento da autonomia.
Os
poemas do autor nos deram suporte para desenvolver e expressar as diferentes
linguagens, através da música, do teatro, da escrita, do movimento, etc.
Fazendo
um gancho entre a Semana Farroupilha e o Folclore trabalharmos com a lenda do
Negrinho do Pastoreio, costumes, vestimentas e músicas do gaúcho, que
representam nosso folclore. Participamos das atividades propostas para esta
semana e para festa da Família.
Recursos
·
Histórias com materiais coloridos e atraentes;
·
Livro o Batalhão das Letras e o livro Pé de Pilão
·
Jogo da memória;
·
Giz de cera;
·
Papel pardo;
·
Diversos materiais gráficos;
·
Folha tamanho ofício;
·
Jogo do Bingo;
·
Papel colorido;
·
Cola e outros materiais artísticos; como tinta e
cola colorida;
·
Pneu;
·
CD de poemas musicados do Mario Quintana.
·
Instrumentos musicais e outros...
Avaliação
A avaliação
foi feita diariamente, ao final de cada dia. Refletia sobre as aprendizagens e
dificuldades apresentadas, para propor alterações necessárias para o próximo
dia. Levando em consideração a motivação e o envolvimento das crianças no tema
do projeto e as aprendizagens conquistadas.
Tinha como base para esta reflexão/avaliação, as produções das crianças,
em grupo e individual, e o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens
adquiridas.
O projeto foi flexível e sujeito a muitas
alterações e em diferentes momentos. O índice montado a partir da conversa com
as crianças deu uma melhor definição para a proposta inicial.
Referências
BONAMIGO, Elza Maria de Rezende (org). Como
ajudar a criança no seu desenvolvimento. Sugestões de atividades
para a faixa de 0 a 5 anos. Ed da Universidade, UFRGS, POA; 1992.
BRASIL. Ministério da Educação e do Esporto.
Secretaria de educação Fundamental. Referencial curricular para a Educação
Infantil. V.3. Brasília; MEC/SEF. 1998.
FINZETTO, Ângela. Quem é o Negrinho do Pastoreio.
Brasileitura.
HERNÁNDEZ, Fernando e VENTURA Montserrat. A
organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é
um caleidoscópio: POA: ARTEMED, 1998.
QUINTANA, Mario. O Batalhão das Letras. 3ª edição.
Editora Globo. RJ:1985
_______________ Pé de Pilão. 10ª edição. L &
PM. POA: 1992.
TREVISAN, Armindo, RUAS, TABAJARA. Mario.
Porto Alegre; 1998